Não roa as unhas de curiosidade!

Escrito por on 31/05/2017

Veja como é formada a unha humana e entenda a função dela para o ser humano.

As unhas tem um serviço estético, isso é inegável. Esmaltes, lixas, adereços, adesivos e outros acessórios que servem para deixar as suas mãos com um aspecto agradável através das unhas foram criados. Porém, você sabia que elas têm um papel muito importante no corpo do ser humano? Convidamos então você a conhecer um pouco mais e deixar de “arranhar” quando o assunto é unha.

giphy-downsized-large

Na ponta do dedo: a unha e suas funções

Alguma vez você já olhou para a ponta do dedo e perguntou: o que será que aconteceria se não houvesse unhas? Bom, podemos dizer que seria um tanto quanto desagradável. A ponta do dedo é muito sensível e a unha serve como um escudo protetor para essa parte sensível de nosso corpo.

Fora isso, existe um motivo bem mais primitivo. Vamos começar com uma história que todo mundo já conhece.

nailcutAntes mesmo das crianças aprenderem a se defender de maneira mais eficiente, existe um instinto primordial que as cerca. Quando elas se sentem ameaçadas ou estão com medo elas recorrem a três ferramentas básicas: elas esperneiam e choram desesperadamente, mordem ou… arranham! Por isso podemos perceber que as unhas, durante muito tempo, serviram como uma ferramenta de defesa eficiente contra o perigo.

Há também uma função muito importante: a precisão que temos ao executar trabalhos manuais também são, em grande parte, devidos às unhas. Elas ajudam na execução de movimentos de apertar, dobrar, separar e muitas outras coisas que exigem certo nível de detalhe.

Mas afinal, do que são feitas as unhas?

A unha tem uma composição muito parecida com a do cabelo e outros pelos do corpo. Elas são essencialmente constituídas por queratina – proteína fibrosa elaborada pelas células cutâneas, embora também sejam compostas por mucopolissacarídeos (formados por açúcares e proteínas) e determinados minerais.

nervous young woman biting her nails on gray background

A unha é constituída por várias partes. A porção da unha que não é observável a olho nu, por se encontrar oculta pela dobra da epiderme, denomina-se raiz ungueal. A porção visível denomina-se corpo ou lâmina ungueal, sendo da sua extremidade livre que sobressai da ponta do dedo. A zona do corpo da unha próxima à raiz apresenta um setor denominado lúnula, especialmente visível no dedo polegar e no primeiro dedo do pé, com a forma de meia-lua e com uma cor mais clara, correspondente a uma parte da matriz ungueal, sendo igualmente a parte onde a lâmina tem uma maior espessura e não deixa transluzir a cor rosada da derme subjacente.

Esse é o curioso mundo das unhas! Agora, quando perguntarem o porquê de vocês tratarem suas unhas tão bem, a resposta estará na ponta da língua. Ou melhor, na ponta do dedo!

giphy (15)

Até o próximo Curioso Mundo Nosso!


Rádio FJR

Rádio FJR

Current track
TITLE
ARTIST

Background